A Transcalor foi fundada em 2011 numa pequena garagem. Na ocasião havia apenas um sonho e muitas dificuldades. Hoje está presente em todo território nacional é reconhecida por seus chillers de alta qualidade e com grande engenharia agregada. Desde sua fundação, a empresa se consolidou em diversos mercados, entre eles plásticos, hospitalar, alimentício e HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning).
O INÍCIO
O início foi difícil. Os cinco primeiros equipamentos fabricados no pequeno galpão alugado em São Bernardo (SP) foram expostos em uma feira de negócios, mas nenhum foi vendido. Veio a pergunta “e agora?”
A resposta foi seguir em frente, com ainda mais determinação. A primeira máquina vendida não veio, contudo, do lote pré-fabricado, mas sim de uma necessidade em uma indústria do agronegócio. Todos os outros equipamentos foram vendidos na sequência, até que um grande lote de dez Chillers foi encomendado pela indústria Química Amparo, da marca Ypê. Com isso, a Transcalor passou a contar com uma linha de produção contínua.
Três anos após sua fundação, o crescimento levou a empresa a sair de São Bernardo do Campo (SP) para um espaço maior em Diadema (SP).
Vieram outros desafios: Manter a qualidade na produção em escala maior, abrir novos mercados e estabelecer parcerias de interesse. Na época, a Transcalor estava muito concentrada nos segmentos de bebidas e alimentos e parcerias poderiam diversificar o portifólio de produtos.
PARCERIAS
A primeira parceria veio em 2015 com a empresa dinamarquesa Sondex, especializada em trocadores de calor a placas de alta eficiência. Pode se dizer que a Transcalor foi pioneira nesse mercado. A solução desenvolvida era completa e inteligente, montando o trocador de calor agregado ao Chiller, no mesmo equipamento.
A Transcalor passaria por uma grande virada nos seus negócios com a representação para o Brasil e América Latina da empresa canadense, Smardt Chiller Goup Inc., fabricante de chillers com tecnologia oil free. As tratativas começaram em 2014 no Brasil e em setembro de 2015 a empresa obteve a licença da Smardt para vender a tecnologia no Brasil.
Com compressores oil free, as máquinas de refrigeração conseguem obter alto desempenho, gastando muito menos energia elétrica. O payback é muito rápido. Além disso, é uma tecnologia que vem ao encontro das tendências do mercado por produtos sustentáveis. O compressor é o “coração do equipamento”. O segredo da tecnologia está no eixo que levita devido a utilização de mancais magnéticos, impedindo o atrito e dispensando o uso de óleo lubrificante.
A equipe da Transcalor precisou aprender a nova tecnologia, viajando para o Canadá fazer um curso de especialização. Esse know-how melhorou em muito a qualificação dos profissionais.
NOVOS MERCADOS
A partir dessa parceria, a Transcalor passou a ser vista com outros olhos e começou a competir em uma área inabitada, até então, pelos players nacionais. Foi quando a empresa entrou no segmento de HVAC.
A Transcalor lançou o produto e anunciou a parceira com a Smardt na Febrava, ainda em 2015, e recebeu da feira o prêmio de inovação.
A área de vendas da empresa passou a oferecer equipamentos de refrigeração para shopping centers, datacenters, hospitais, supermercados e edifícios comerciais.
NOVO SALTO
Com sua reputação já bastante forte e projetos consolidados, a Transcalor viu a necessidade de nova mudança.
Em 2019, a empresa retornou a São Bernardo do Campo, num galpão maior que trouxesse mais agilidade na produção e maior conforto à equipe de engenharia. A expansão em meio à pandemia do Covid-19, trouxe inúmeros desafios e a empresa foi modernizada para atender as demandas e anseios do mercado.
Veio então, o momento de investir em tecnologia. Um novo sistema de gestão foi implantando, permitindo agilidade, controle e qualidade das etapas de projeto e fabricação. Os anos de 2021 e 2022 foram anos que exigiram investimentos significativos para colocar a Transcalor em um patamar de destaque entre os fabricantes nacionais.
Agora, a Transcalor reformulou sua marca para traduzir toda a modernidade, qualidade e agilidade que oferece ao mercado. É hora de alçar voos ainda mais altos.