Transcalor leva para a Forlac 2023 equipamentos de refrigeração de precisão para a indústria láctea.
A Transcalor, empresa especializada em equipamentos para refrigeração de processos industriais, participará pela segunda vez da Forlac, feira de negócios que conecta produtores e indústrias de lácteos do sul de Minas Gerais, com empresas de tecnologia do setor.
O evento sempre contou com a visita de muitos produtores de leite da região, interessados em inovações. “Esse mercado é importante para nós, uma vez que o armazenamento, transporte e descarga do leite, necessitam de refrigeração de precisão, com controle de temperatura e umidade, do contrário o produto estraga”, afirma Alexandre Cohen, gerente comercial da empresa.
Para esses produtores, a empresa apresentará na feira o Chiller TRA 100, com estrutura em viga I, máquina de mais robustez, contando com galvanização a fogo e tecnologia de ponta embutida. “É um equipamento que proporciona bastante economia de energia”, salienta o executivo.
Ele explica que um dos momentos mais críticos para a manutenção da temperatura adequada é o descarregamento do leite, que precisa ocorrer em temperaturas que variam no máximo entre 6°C e 7°C, sendo o mínimo o ideal perto de 2°C. “Isso representa um grande desafio para os produtores, que precisam encontrar soluções de refrigeração para garantir a qualidade do leite”, afirma.
Nesse sentido, os sistemas de refrigeração de precisão, com eficiência energética, são fundamentais para manter o produto em boas condições. A tecnologia do Chiller TRA 100, por exemplo, é utilizada por muitos produtores e empresas de laticínios para manter uma temperatura ideal durante o processo de transporte e armazenamento do leite. “Esse sistema é capaz de manter a temperatura do leite constante, evitando perdas”, garante Alexandre Cohen.
O executivo destaca que a Forlac 2023 é uma oportunidade para estabelecer novos contatos e ampliar a presença da Transcalor nesse mercado. A feira atrai principalmente cooperativas e armazenadoras que buscam soluções técnicas para manter a qualidade do leite e garantir maior produtividade.
Além disso, outros processos da produção do leite também precisam de atenção especial com a refrigeração de precisão, para garantir a qualidade; como a separação do soro e a pasteurização. Dessa forma, é importante contar com sistemas de controle de temperatura e umidade bem projetados, para assegurar a segurança alimentar do produto.