Para aumentar a produtividade, A MEC Chocolates, indústria alimentícia, adquiriu mais um chiller TRA-120 da Transcalor. A demanda cresceu e fomos chamados para colaborar com esse importante momento para eles. 

O chiller Transcalor é um grande aliado na produção dessa paixão que é o chocolate. O processo possui várias etapas onde o controle preciso da temperatura é essencial. A fase de conchagem é aquela onde outros ingredientes são adicionados à massa de cacau. O calor gerado nesse momento é responsável por dar a consistência própria do estado mais líquido do chocolate. O chocolate deve, então, ser armazenados em reservatórios aquecidos a 50°C. Graças a esse aquecimento, a manteiga de cacau derrete e a massa em forma de pó, assume uma estrutura granular e maleável.

Depois se inicia a fase de fluidificação em que todas as substâncias não gordurosas como o açúcar e o leite em pó são adicionados e misturados completamente à manteiga de cacau. Nesse momento o controle de temperatura é essencial. 

Ao final do processo temos a fase de temperagem. Durante esse processo, o chocolate é resfriado de 50 °C a 27-28 °C, sempre sendo misturado e, sucessivamente aquecido até atingir 30-31 °C. É nessa fase que chocolate ganha brilho, textura, maior durabilidade e uma aparência ainda mais apetitosa! O chiller da Transcalor, mais uma vez, tem papel importante no controle preciso da temperatura.

A Transcalor

desde sua fundação, tornou-se referência na fabricação de chillers e outros periféricos.

Av. Moinho Fabrini, 1131 – Jardim Vera Cruz – São Bernardo do Campo – SP – CEP: 09862-000

Tel.: 11 4351-4089